sexta-feira, 7 de março de 2014

Fique Sabendo - Bruxismo!

Autor:
Dr. Leonardo Gonçalves

Bruxismo

É o habito que leva o paciente a ranger os dentes (trincar os dentes) de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente frequentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outros. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar, travamento das articulações temporomandibulares etc.

Causas

O bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão.

A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais frequente entre os 15 e 35 anos. É também mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Sintomas

Os principais sintomas são dores ao morder, bocejar ou abrir a boca; estalo e rangido na hora de unir os dentes superiores e inferiores; sensação de mordida desalinhada, torta ou cruzada; dor na face, ouvido, pescoço e nuca; dores de cabeça frequentes, além de estresse, ansiedade e, em alguns casos, depressão. Dores de cabeça são os sintomas mais comuns devido à contração excessiva dos músculos da mastigação, que também atingem outros músculos da face, além de pescoço, ouvido e ombros. Além de serrar os dentes, o bruxismo pode causar a quebra de fragmentos ósseos dependendo da intensidade com que a pessoa range os dentes.

Fotos



Tratamento


Procure seu dentista e seu médico/psicólogo!!

As metas de tratamento são reduzir a dor, evitar dano permanente aos dentes e reduzir o travamento ao máximo. Para ajudar a aliviar a dor, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:
  • Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula. Qualquer um deles pode ter um efeito benéfico. 
  • Evitar comer alimentos duros, como nozes, balas, carne. 
  • Beber muita água todos os dias. 
  • Dormir bem. 
  • Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça. 
  • Massagear os músculos do pescoço, ombros e rosto. Procurar cuidadosamente nódulos pequenos e doloridos chamados pontos de disparo que podem causar dor em toda a cabeça e rosto. 
  • Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito. 
  • Tentar reduzir seu estresse diário e aprender técnicas de relaxamento.

Referências:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/bruxismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxismo
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060918142604AA2rYC7
http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000406689

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Encanamento, s/nº - Cosmos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 2411-4141

Tecnologia do Blogger.